Data de nascimento: 12/11/1970
Número de mandatos consecutivos: 0
Experiência:
Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas - 233. 022.348-05 Nascido em 12 de novembro de 1970, o Sr. Miguel Setas foi eleito em 13 de março de 2023 pelo Conselho de Administração para ocupar o cargo de Diretor Presidente da Companhia com mandato a partir de 24 de abril de 2023. É graduado em Física e possui um mestrado em Engenharia de Computação e Eletrônica, ambos pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, além de ter cursado seu MBA pela Universidade Nova de Lisboa. O Sr. Miguel Setas acumula mais de vinte e cinco anos de experiência em funções de liderança no setor energético e de infraestrutura (óleo, gás, eletricidade e ferrovia), treze dos quais no Brasil, onde foi CEO da EDP Brasil por sete anos. Nos últimos dois anos, atuou como membro do Conselho de Administração Executivo da multinacional EDP, sendo responsável pelo negócio de infraestrutura de redes em Portugal, Espanha e Brasil, acumulando essa função com a Presidência do Conselho de Administração da EDP Brasil. Eu, Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas, eleito para o cargo de Diretor Presidente da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 14/06/1964
Número de mandatos consecutivos: 3
Experiência:
Nascido em 14 de junho de 1964, Sr. Tonico Pereira, como é conhecido, é Diretor de Comunicação da Companhia desde 26/11/2019. É Executivo sênior com experiência diversificada, atuou em cargos de liderança em empresas de tecnologia, telecomunicações e publicidade. Fez parte da equipe fundadora da Zip.net. e atuou como CMO da operação até a sua aquisição pela Portugal Telecom e, depois disso, como CEO, desenvolvendo a estratégia de comunicação e conteúdos da empresa, bem como participou ativamente do processo de fusão com UOL. Em 2002, juntou-se à Telesp Celular para fundar e liderar sua Área de Responsabilidade Social Corporativa no Brasil, que se tornou o Instituto Vivo. Atuou na DPZ de 2006 a 2019, por ter sido Operador de valores e commodities atuou junto à B3 pela DOZ antes e depois da fusão e IPO. Anteriormente, foi gerente comercial na Usinas Itamarati por 3 anos ajudando a desenvolver novos mercados de açúcar bem como iniciar as vendas de álcool diretamente para as distribuidoras de combustível, vindo a representar o Sindicato das Usinas do MT junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo). Foi Membro do Conselho Consultivo da Conservattio -Brasil de 2016 a 2019. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo ? USP. Também é Membro do Conselho de Administração do ICCR. Eu, Antonio de Toledo Mendes Pereira Filho, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 25/07/1974
Número de mandatos consecutivos: 3
Experiência:
Nascido em 25 de julho de 1974, o Sr. Camargo é Diretor de Negócios da Companhia desde 02/08/2019 e ocupa a posição de Diretor Presidente da Divisão CCR LAM Vias. Trabalha no Grupo CCR desde 2000, com início das suas atividades na área Financeira do Centro Corporativo com atuação como Tesoureiro e na área de Relações com Investidores. Anteriormente, atuou na área de Novos Negócios, onde trabalhou no desenvolvimento do mercado de concessões dos Estados Unidos. Durante dois anos esteve à frente do escritório da CCR em Miami. Em maio/2009 foi responsável por Relações Institucionais da CCR ViaOeste e do CCR RodoAnel Oeste, sendo que em maio/2010 foi eleito Diretor da CCR ViaOeste e da CCR RodoAnel Oeste, e Diretor Presidente a partir de setembro/2013, tendo renunciado ao cargo de Diretor Presidente de ambas as empresas em 19/06/2017. Em setembro/2018 assumiu a posição de Diretor para América Latina e Caribe da Divisão de Aeroportos da CCR e a partir de agosto/2019 assumiu a Presidência da referida Divisão. Formou-se em Engenheira de Produção pela FEI, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC. Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR: (a) Diretor RS Holding, NovaDutra, RDN Concessões, ViaLagos, ViaSul, ViaCosteira, MSVia, RioSP, PRN Concessões e SAMM; (b) Membro do Conselho de Administração da NovaDutra, ViaLagos, ViaRio, MSVia, ViaSul, RS Holding, ViaCosteira e RioSP. Eu, Eduardo Siqueira Moraes Camargo, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 16/11/1972
Número de mandatos consecutivos: 3
Experiência:
Nascido em 16 de novembro de 1972, o Sr. Fábio é Diretor de Negócios da Companhia desde 16/05/2019 e ocupa a posição de Diretor Presidente da Divisão CCR Infra SP. Iniciou sua carreira no Grupo CCR na área de Engenharia da NovaDutra em 1997, depois nas áreas de Planejamento e Estruturação do financiamento de longo prazo da Companhia entre 1998 e 2000. Entre 2000 e 2009 atuou no time de Project Finance do Centro Corporativo da Grupo CCR, onde estruturou dentre outros o financiamento da Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo - ViaQuatro e o Rodoanel Oeste. De 2009 a 2012 foi Diretor Financeiro de Relações com Investidores da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A., empresa do setor de properties, e entre 2012 e 2013 foi Diretor Financeiro da B amp;A, start up de mineração do Private Equity do BTG Pactual. Em 2013 voltou para o Grupo CCR como superintendente de Novos Negócios, e desde junho de 2017 ocupou a função de Superintendente de Novos Negócios da Divisão Infra SP. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Master in Financial Management pela Rotterdam School of Managment. Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR: Membro efetivo do Conselho de Administração da Renovias, AutoBAn, SPVias, RodoAnel, ViaOeste e ICCR. Eu, Fábio Russo Corrêa, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 07/10/1979
Número de mandatos consecutivos: 1
Experiência:
Nascido em 07 de outubro de 1979, o Sr. Gustavo Marques do Canto Lopes é Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Companhia desde 29/10/2020. O Sr. Gustavo Lopes possui 22 anos de experiência profissional, desenvolvidos em empresas como a Roland Berger, maior empresa de consultoria estratégica de origem europeia, onde liderou a prática de Infraestrutura e Transportes para a América Latina e Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo para gestão dos ativos não financeiros, onde desempenhou função de Diretor de Investimentos e responsável pela holding e todos os ativos na América Latina, tendo ocupado várias posições executivas e de governança nas empresas do portfólio. É graduado em Economia pela Universidade de Lisboa (Portugal) e possui um MBA pela Universidade de Stanford (EUA). Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR: (a) Diretor da da SPAC; (b) Membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: Barcas, ViaQuatro, ViaMobilidade Linhas 5 e 17, FiveTrilhos, FourTrilhos, ON Trilhos, ViaMobilidade Linha 15, ViaMobilidade Linhas 8 e 9, VLT Carioca, BH Airport, Pampulha, Bloco Central, Bloco Sul, SPAC e MaaS; e (c) Membro Suplente do Conselho de Administração da ViaRio. Eu, Gustavo Marques do Canto Lopes, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 27/03/1970
Número de mandatos consecutivos: 1
Experiência:
Nascido em 27 de março de 1970, o Sr. Luiz Thomé é Diretor de Gente e Gestão e integra a diretoria da Companhia desde 27/05/2021. O Sr. Luiz Thomé é um executivo sênior com 27 anos de experiência profissional, ocupando posições de liderança na área de Recursos Humanos em grandes empresas como GOL, CPFL e CBMM. Anteriormente, liderou áreas de operações no Itaú Unibanco (Real Estate), Ambev e Duratex. Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com especialização em Engenharia de Qualidade na Universidade de Campinas ( UNICAMP ) e MBA em Finanças pelo COPPEAD. Eu, Luiz André Mello Thomé de Souza, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 29/05/1969
Número de mandatos consecutivos: 1
Experiência:
Nascido em 29 de maio de 1969, o Sr. Marcio Hannas é Diretor de Negócios da Companhia desde 17/12/2021 e tendo sido investido no cargo em 03/01/2022. Possui mais de 30 anos de carreira nas áreas de suprimentos, TI, finanças, logística e operação. Foi Presidente da Concessionária do VLT Carioca e acumulou experiências como CEO na Hyundai CAOA e mais de nove anos na Vale, onde exerceu as funções de Diretor de Projetos Corporativos, Diretor Global de Serviços Compartilhados e Diretor Global de Gestão de Projetos de Capital. Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com MBA em Administração e Gerenciamento de Empresas pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) Também é membro da administração da seguinte empresa do Grupo CCR: a) Diretor da ATP, Barcas, MetrôBahia, ViaMobilidade Linha 15 e VLT Carioca; e b) Membro do Conselho de Administração de Barcas, MetrôBahia, ViaMobilidade Linha 15, ViaQuatro, ViaMobilidade Linhas 5 e 17, ViaMobilidade Linhas 8 e 9, FiveTrilhos, Four Trilhos, ON Trilhos e VLT Carioca. Eu, Marcio Magalhães Hannas, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 14/12/1971
Número de mandatos consecutivos: 3
Experiência:
Nascido em 14 de dezembro de 1971, o Sr. Marcio Iha é Diretor de Global Business Services (GBS) e integra a diretoria da Companhia desde 02/03/2020. O Sr. Marcio Iha tem mais de 25 anos de experiência executiva em empresas como Grupo Cosan (Rumo / Radar), Ultrapar (Ultracargo) e Monitor Group, onde foi responsável por áreas de serviços, controladoria, planejamento financeiro, prospecção de recursos, estruturação de capital, relações com sócios e gestão das áreas financeira, contábil, tributária, recursos humanos e administrativa. Tem certificação pelo IBGC nos temas ?Conselho Fiscal na Prática? e ?Comitê de Auditoria em Empresas Não Financeiras. É engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Mestre em Administração de Empresas (FGV-EAESP) e com AMP ? Advanced Management Program pela Columbia University (USA). Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR: (a) Diretor das seguintes empresas: CPC, SIP, SPCP, ICCR, LamVias e RS Holding; (b) Membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: AutoBAn, SPVias, ViaOeste, RodoAnel; (c) Membro Suplente do Conselho de Administração das empresas: Renovias, Barcas e ViaQuatro. Eu, Marcio Yassuhiro Iha, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 28/04/1970
Número de mandatos consecutivos: 3
Experiência:
Nascido em 28 de abril de 1970, o Sr. Pedro Sutter é Diretor Vice-Presidente de Governança, Riscos e Compliance e integra a Diretoria da Companhia desde 20/12/2018, sendo também responsável pelas áreas de ESG e Auditoria Interna da CCR. O Sr. Pedro Sutter foi Diretor e Vice-Presidente Legal e de Compliance das unidades de negócio da América Latina da United Technologies Corporation e General Counsel, responsável pelas joint ventures globais do grupo, integrou o departamento de Governança e Compliance da Petrobrás, sendo responsável pela revisão das políticas e processos da empresa. Formou-se em Direito pelo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é Mestre em Direito e Governança Corporativa por Georgetown University Law School em Washinton D.C. (LL.M.). Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR: (a) Membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: ICCR, NovaDutra, ViaLagos, MSVia, RSHolding, ViaSul, ViaCosteira, Pampulha, Bloco Central, Bloco Sul e RioSP; e (b) Membro Suplente do Conselho de Administração da ViaRio. Eu, Pedro Paulo Archer Sutter, eleito para o cargo de Diretor da Companhia declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 19/02/1972
Número de mandatos consecutivos: 3
Experiência:
Nascido em 19 de fevereiro de 1972, o Sr. Roberto Penna é Diretor Jurídico e de Relações Governamentais e integra a Diretoria da Companhia desde 01/07/2019, após ter ocupado o cargo de Superintendente Jurídico da Companhia desde 2015. Trabalha no Grupo CCR desde 2011, onde iniciou sua trajetória como Gestor Jurídico da CCR Actua. Anteriormente, trabalhou nos escritórios Fialdini Penna Tilkian Advogados, como sócio fundador de 2005/2011 e como advogado no Wald e Associados Advogados de 1993/2005. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996, com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas em 2001. Também é membro da administração das seguintes empresas do Grupo CCR: (a) Diretor da ALBA Concessiones e ALBA Participations, Vice-Presidente da Aeris, CCR Costa Rica Emprendimientos e CCR Costa Rica Concesiones; (b)Membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: NovaDutra, ViaLagos, ViaRio, MSVia, RSHolding, ViaCosteira, ViaSul, RioSP, MetrôBahia, VLT Carioca, SPAC, CPA, BH Airport, Pampulha, Bloco Central e Bloco Sul; e (c) Membro Suplente do Conselho de Administração da Renovias, da Barcas e da ViaQuatro. Eu, Roberto Penna Chaves Neto, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 14/02/1956
Número de mandatos consecutivos: 14
Experiência:
Nascida em 14 de fevereiro de 1956, a Sra. Penido Sant?Anna é membro e Presidente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Penido Sant?Anna é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e, em 30 de junho de 1998, foi aprovada no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ? IBGC. Anteriormente, foi Diretora Vice-Presidente Administrativa Financeira das empresas Serveng Civilsan S.A. (companhia que atua na exploração da indústria da construção civil); Empresa de Ônibus Pássaro Marron Ltda. (empresa que atua no setor de transporte coletivo); Agropecuária Roncador (grupo atuante no segmento agropecuário); e Litorânea Transporte Coletivos (empresa que atua no setor de transporte coletivo). Desde 30 de abril de 2012, é Diretora Presidente das empresas (i) Soares Penido Concessões S.A. (?SP Concessões?): companhia que atua como uma holding, controlada diretamente pela Sra. Penido Sant?Anna e que integra o bloco de controle da Companhia; e (ii) Soares Penido Realizações e Empreendimentos Ltda. (?SP Empreendimentos?): empresa que atua no setor de investimentos em grandes empreendimentos, controlada diretamente pela Sra. Penido Sant?Anna e que é titular de participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da SP Concessões. Atualmente, a Sra. Ana Maria Marcondes Penido Sant?Anna não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. Eu, Ana Maria Marcondes Penido Sant?Anna, eleita para o cargo de membro e Presidente do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeita aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 17/06/1955
Número de mandatos consecutivos: 3
Experiência:
Nascido em 17 de junho de 1955, o Sr. Gentil é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Gentil é graduado em Economia e em Administração de Empresas. Ocupou o cargo de Diretor Executivo do JP Morgan em Nova Iorque e São Paulo entre 1984 e 1993, Diretor Executivo da Goldman Sachs em Nova Iorque e São Paulo entre os anos de 1994 e 2001, Diretor da BNDESPAR entre 2001 e 2002, Presidente da Visa do Brasil (2004-2007) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet (hoje Cielo). Entre 2007 e 2007 foi, ainda, Diretor do Credit Suisse e do Unibanco. Em 2008, tornou-se Diretor de M amp;A e Project Finance do ItauBBA-Unibanco, tornando-se sócio da Cambridge Family Enterprise Group em 2010 (empresa que atua com consultoria, educação e pesquisa relacionada a empresas familiares, posição que ocupa até hoje. Além disso, foi membro dos conselhos estatutários da Klabin e Globocabo (2001), da Ecorodovias (2009-2012), da Visa Vale (empresa fundada pela Visa, Bradesco e BB em 2004) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet, entre 2004 e 2007. É, ainda, conselheiro de administração da Evora (desde 2015, empresa que atua na industrialização e comercialização de tecidos de polipropileno, SLC Logemann (desde 2016, empresa que atua no segmento do agronegócio e comércio de máquinas agrícolas e mais recentemente assumiu posição de conselheiro independente do BR Partners. Fez parte do conselho da Escola Graduada de São Paulo (2000-2005). Em 2015, tornou-se membro do Comitê de Governança de Empresas Familiares no IBGC. Entre 2009 e 2015, foi também facilitador do curso Families in Business na Harvard Business School 2009-2015 e mais recentemente exerce a mesma função nos cursos para famílias empresárias no MIT. Atualmente, o Sr. Eduardo Bunker Gentil não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. Eu, Eduardo Bunker Gentil, eleito para o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 05/02/1963
Número de mandatos consecutivos: 1
Experiência:
Nascida em 05 de fevereiro de 1963, a Sra. Lustosa de Andrade é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Lustosa de Andrade é graduada em Economia no ano de 1986 pela PUC-Rio, mesma instituição em que é Doutora em Finanças pelo Departamento de Engenharia Industrial e Mestre em Economia pelo Departamento de Economia. É membro do Conselho de Administração da BrasilAgro e do Instituto de Estudo do Trabalho e da Sociedade - IETS, além de membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa - B3 e do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA e da Câmara Brasileira de Resolução de Conflitos em Energia e Mineração. Possui certificações de Conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ? IBGC e ESG Competent Boards Global Certificate and Designation for Board Members. Ao longo de sua carreira ocupou cargos em diversas empresas do setor privado. Como executiva, foi Diretora Financeira da LLX Logística (atual Prumo Logística SA), Vice-Presidente de Finanças e Controle do Grupo Abril SA, Diretora de Administração e Finanças da Globex Utilidades SA (Ponto Frio) e Diretora Financeira e de Investimentos do Fundo de Pensão dos Empregados da Petrobras (Petros). Também foi Conselheira em diversas instituições como ALL Logística SA (atual Rumo), Fibria, Metalurgica Gerdau SA, Coimex, CPFL, Coteminas, Perdigão (hoje BRF), IBGC e membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa. No setor público atuou como diretora do BNDES nas áreas de Desestatização e Mercado de Capitais e do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (DPDE/SDE/MJ). Foi professora da PUC-Rio (Microeconomia no Departamento de Economia e Economia Internacional para o curso de mestrado do Instituto de Relações Internacionais) e de diversos cursos do IBGC de Governança Corporativa e do curso de ESG, realizado em parceria com GRI, além de economista do Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atualmente, a Sra. Eliane Aleixo Lustosa de Andrade não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. Eu, Eliane Aleixo Lustosa de andrade, eleita para ocupar o cargo de membro independente do Conselho de administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeita aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) sou considerada pessoa politicamente exposta, considerando que deixou de atuar no BNDES em agosto de 2019, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 16/03/1977
Número de mandatos consecutivos: 4
Experiência:
Nascido em 16 de março de 1977, o Sr. Aidar é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Aidar graduou-seé graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em 1997. Entre junho de 2017 e abril de 2010 e entre 2005 e 2000, ocupou vários cargos, no Brasil e em Nova Iorque, no banco Goldman Sachs, onde sua última função foi managing director do banco de investimentos e membro do management committee do Goldman Sachs Brasil. Entre 2005 e 2010, atuou no Citigroup Global Markets, como vice-presidente do banco de investimentos para a América Latina. Entre 1999 e 1998, atuou no Banco Santander de Negócios, como analista do banco de investimentos. Entre 1998 e 1997, foi trainee e gerente assistente da área de corporate banking e tesouraria no Lloyds Bank TSB. Foi membro do Conselho Consultivo da MOVER Participações S.A., desde junho de 2017 até março de 2019, empresa que atua no setor de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, naval, e concessões públicas, e que integra indiretamente o bloco de controle da Companhia por meio da SUCEA Participações S.A, atual denominação de Camargo Corrêa Investimentos em Infra-Estrutura S.A. e Sincro Participações S.A., atual denominação da CC Investimentos e Participações S.A. Atualmente, é Diretor Presidente da InterCement Participações S.A., empresa que atua no ramo da indústria de cimento e é controlada pela MOVER Participações S.A. e é membro Presidente do Conselho de Administração da Loma Negra (nyse listed), Presidente do Conselho da InterCement Brasil S.A, Presidente do Conselho do Sindicado Nacional da Industria de Cimento (SNIC) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). do Sindicado Nacional da Industria de Cimento (SNIC) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Atualmente, o Sr. Flávio Mendes Aidar é Presidente do Conselho do Instituto Intercement (empresa do terceiro setor) Eu, Flávio Mendes Aidar, eleito para o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 16/02/1979
Número de mandatos consecutivos: 0
Experiência:
Nascido em 16 de fevereiro de 1979, o Sr. Schmidt é administrador de empresas e é Diretor-Presidente da Votorantim S.A., desde março de 2020. João Henrique iniciou sua carreira na Votorantim em 2014, como Diretor de Desenvolvimento Corporativo e, antes da Votorantim, era Managing Director na divisão de lnvestment Banking da Goldman Sachs. É, atualmente, vice-presidente do Conselho de Administração do Banco BV e membro dos Conselhos de Administração da Auren Energia (B3: AURE3), da Nexa Resources (NYSE: NEXA) e da 23S Capital Atuou anteriormente como membro dos Conselhos de Administração da Fibria (NYSE: FBR), da Citrosuco e da Votorantim Siderurgia, e como presidente do Conselho de Administração da CESP- Cia. Energética de São Paulo (B3: CESP6). Na atuação no terceiro setor, é, ainda, Membro do Conselho de Administração da Amcham- Camara Americana de Comércio para o Brasil e membro do Chairman´s International Advisory Council da Americas Society / Council of the Americas. Eu, João Henrique Batista de Souza Schmidt, eleito para membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 06/07/1947
Número de mandatos consecutivos: 0
Experiência:
Nascido em 06 de julho de 1947, o Sr. Monforte é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Economista formado pela Universidade Católica de Santos. É sócio da Emax Consultoria. É membro do Conselho da Cyrela e coordenador de seu Comitê de Governança e Sustentabilidade. De 1998 a 2011 esteve no Conselho e na Coordenação do Comitê de Riscos da Natura Cosméticos. Até 2011 participou do Conselho da Vivo. Foi Membro também dos Conselhos da Petrobras, BR Distribuidora, Rossi Residencial, Promon, Droga Raia, SABESP, Claro, Banco Nossa Caixa, Banco Tribanco, Canbrás, Pini Editora, Caramuru Alimentos, Klicknet, JHSF e Agrenco Ltd. Nos últimos anos presidiu o Conselho da Eletrobrás e coordenou o Comitê de Governança, Estratégia e Sustentabilidade; foi conselheiro da JBS e do Banco do Brasil. Foi Membro do Comitê de Ética do IBRI e do Conselho Consultivo da ABERJE e também do Advisory Panel da OCDE sobre Eficiência de Conselhos de Administração, do Advisory Board-Americas Cabinet da Graduate School of Business de Chicago. Esteve envolvido no desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo Conselheiro em 2002, Vice-Presidente do Conselho em 2003 e Presidente do Conselho de 2004 a 2008. Foi Coordenador do Comitê de Abertura de Capital da Bovespa, Vice-Presidente da ANBID e do Conselho da Caixa de Liquidação da Bolsa de Mercadorias. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participações LTDA, ocupando posições no Brasil e no exterior. Foi sócio fundador da Pragma Gestão Patrimonial. Atualmente, o Sr. José Guimarães Monforte não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. Eu, José Guimarães Monforte, eleito para o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21, considerando que renunciou do Conselho da Eletrobrás em 2020 e deixou de ser membro do Conselho do Banco do Brasil em 2021.
Data de nascimento: 20/07/1964
Número de mandatos consecutivos: 4
Experiência:
Nascido em 20 de julho de 1964, o Sr. Dutra é membro do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Dutra é graduado em Direito pela PUC-SP em 1987, com pós-graduação em Administração de Empresas pelo Mackenzie em 1989 e MBA Executivo pela USP em 1996. Entre 1996 e 2001, atuou pela Johnson amp; Johnson, iniciando carreira no Departamento Jurídico e posteriormente assumindo a posição de Diretor de Assuntos Públicos da Cia com responsabilidades pelas áreas de Comunicação, Propaganda, Relações Externas amp; Governamentais e Serviços a Consumidor. Em 2001, foi para Dow Química, como Diretor de Comunicação amp; Public Affairs para o Brasil e América Latina, integrando também o Comitê Global de Advocacy da Cia, como representante da América Latina. Entre 2004 e 2012, foi Vice-Presidente da Unilever para Brasil e América Latina, liderando as áreas de Marketing Corporativo, Relações Governamentais, Comunicação, Propaganda amp; Mídia, Sustentabilidade e Regulatory Affairs. Foi membro do time de Liderança Global e Regional (América Latina) da Unilever na pelas áreas de Marca, Comunicação (Interna e Externa), Relações Públicas, Relações Governamentais e Sustentabilidade, responsável pela estratégia de ativação da Marca Unilever, convertida em modelo Global. Foi Vice Presidente da Holding da Votorantim (atual VSA) com responsabilidade pela Gestão das áreas de Marketing, Reputação Corporativa, Comunicação Interna e Externa, Relações Governamentais e Sustentabilidade, atuando no âmbito de todas empresas do Grupo no Brasil e exterior. Foi sócio da FSB Consumo S.A. Exerceu também cargos de liderança setorial como Presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) de 2000 a 2004 e Presidente do Conselho Superior desta Entidade de 2004-2006 e 2010-2014, Presidente da ABIPLA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins) de 2006 a 2012, Vice-Presidente do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária) de 1998 a 2012 e Diretor-Vice Presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Industria de Higiene, Produtos de Higiene, Pessoais e Cosméticos) de 2004 a 2012 e Vice Presidente da ABIA com foco na Indústria de Alimentação, de 2004 a 2012 e foi sócio da FSB Consumo. Atualmente, é Diretor Executivo da MOVER Participações S/A., empresa que atua no setor de cimento, desenvolvimento imobiliário, engenharia e construção, naval, e concessões públicas e do Conselho da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Atualmente, o Sr. Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. Eu, Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior, eleito para o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 03/10/1980
Número de mandatos consecutivos: 1
Experiência:
Nascido em 03 de outubro de 1980, o Sr. Ferreira é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e cursou programas de educação executiva em Liderança pela Stanford University e pela Fundação Dom Cabral. Desde agosto de 2020, é Diretor Executivo da Votorantim S.A., holding de investimentos com atividades nos setores de cimentos, mineração e metais, energia, siderurgia, agronegócio, imobiliário e serviços financeiros. É Presidente do Conselho de Administração da Auren, desde abril de 2022, empresa líder em energia renovável listada no segmento do Novo Mercado da B3 e co-controlada pela Votorantim e CCPIB e da Altre, desde novembro de 2021, empresa de gestão de ativos imobiliários da Votorantim. Mateus ainda é membro do comitê de investimentos da 23S Capital, empresa de investimentos criada a partir da parceria da Votorantim com a Temasek com foco na criação de valor sustentável e de longo prazo. Anteriormente, de maio de 2021 até fevereiro de 2022, foi membro do Conselho de Administração da Votorantim Energia, empresa incorporada pela Auren Energia. Antes de ingressar na Votorantim, foi Head de Infraestrutura e Indústrias Globais do Banco ltaú BBA, entre fevereiro de 2011 e junho de 2020. Atualmente, o Sr. Mateus Gomes Ferreira não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. Eu, Mateus Gomes Ferreira, eleito para membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 13/10/1954
Número de mandatos consecutivos: 0
Experiência:
Nascido em 13 de outubro de 1954, Sr. Setubal é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1977 e Master of Science Engineering pela Stanford University, em 1979. É Vice-Presidente do Conselho de Administração (Conselheiro não Executivo) e Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios da Itaúsa desde maio/2021 e foi Diretor Vice-Presidente de maio/1994 a maio/2021, além de Presidente do Comitê de Políticas Contábeis de agosto/2008 a abril/2011. No ltaú Unibanco Holding S.A. é Copresidente do Conselho de Administração, desde junho/2017, Membro do Comitê de Estratégia, desde agosto/2009 e Membro do Comitê de Gestão de Risco e Capital, desde junho/2008 e Presidente desde maio/2017. Foi, ainda, Vice-Presidente do Conselho de Administração (conselheiro não executivo) de março/2003 a abril/2017 e foi Diretor Presidente de novembro/1994 a abril/2017, além de Presidente do Conselho Consultivo Internacional de março/2003 a abril/2009. Atuou como Membro do Comitê de Pessoas de agosto/2009 a maio/2017 e atua como Membro do Comitê de Nomeação de maio/2006 a abril/2009; Membro do Comitê de Remuneração de maio/2006 a abril/2009; Membro do Comitê de Políticas Contábeis de maio/2008 a abril/2009. No ltaú Unibanco S.A., atuou como Diretor Presidente de abril/1994 a março/2015, como Diretor Geral de julho/1990 a abril/1994, foi Membro do Conselho de Administração de maio/1991 a março/2003. No Banco ltaú BBA S.A., foi Presidente do Conselho de Administração de novembro/2004 a abril/2015 e no ltauseg Participações S.A., foi Presidente do Conselho de Administração de julho/2005 a abril/2013, bem como Diretor Presidente de março/2005 a julho/2008. Ocupa, ainda, cargos nas seguintes organizações do terceiro setor: Membro do Conselho, desde 1994 na lnternational Monetary Conference; Membro, desde 2002, no lnternational Advlsory Committee do Federal Reserve Bank of New York, Membro, desde abril/2000, da Trilateral Commission e Conselho Internacional da NYSE; Membro, desde 2010, do China Development Forum; e Membro, desde novembro/2016, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES). Ocupou, também, o cargo de Presidente na Federação Nacional de Bancos ? FENABAN, de abril de abril/1997 a março/2001 e os cargos de Presidente, de abril/1997 a março/2001 e Presidente do Conselho Consultivo de outubro/2008 a março/2017 na Federação Brasileira das Associações de Bancos - FEBRABAN. Eu, Roberto Egydio Setubal, eleito para membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 20/02/1962
Número de mandatos consecutivos: 0
Experiência:
Nascido em 20 de fevereiro de 1962, o Sr. Assis é graduado em Engenharia Civil, em 1985, pela Universidade Federal de Minas Gerais, é também Engenheiro de Petróleo, em 1986, pela Petróleo Brasileiro S.A. e Mestre em Administração de Negócios, com ênfase em Finanças, em 1997, pela The Wharton School, University of Pennsylvania. É membro efetivo do Conselho de Administração (Conselheiro Independente) e Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios e membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 da Itaúsa S.A. Vicente é, ainda, membro titular do Conselho de Administração, desde maio/2021, da Copagaz Distribuidora de Gás S.A. e Liquigás Distribuidora S.A., além de membro do Conselho de Administração da Randon S.A. Implementos e Participações, desde abril/2022. É Sócio Sênior Emérito da McKinsey amp; Company, Inc. desde 2022, foi Sócio Sênior de 2008 a 2022, Líder e responsável pela Prática de Empresas B2B para a América Latina de 2018 a 2021 e Membro do Comitê Global de Eleição de Sócios a partir de Candidatos Externos de 2017 a 2022. Foi Membro do Comitê Global de Riscos Associados com Servir Clientes de 2016 a 2022 e sócio responsável pelo Escritório do Brasil de 2011 a 2018, Líder e responsável pela Prática de Indústrias Avançadas na América Latina de 2012 a 2017, Membro da força-tarefa global encarregada de aprimorar a governança da firma de 2015 a 2016, Membro do Comitê Global de Avaliação de Sócios de 2009 a 2014, Membro da força tarefa global encarregada de rever os valores da firma de 2011 a 2012, Líder e responsável pela Prática de Operações na América Latina de 2010 a 2012, Sócio de 2002 a 2008, Sócio Associado de 2000 a 2002, Gerente de Projetos de 1999 a 2000, e Associado de 1997 a 1998. Ocupou diversas posições até Chefe do Setor de Desenvolvimento de Equipamentos para Uso em Águas Profundas de 1985 a 1997 na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás). Ocupa, ainda, cargos em organizações do terceiro setor, é Membro do Conselho Consultivo desde 2020 na Generation Brasil, Conselheiro, desde 2015, no MASP - Museu de Arte de São Paulo e Membro do Conselho Consultivo, desde 2016, no Clube de ex-alunos de Wharton no Brasil. Eu, Vicente Furletti Assis, eleito para membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.
Data de nascimento: 10/09/1948
Número de mandatos consecutivos: 1
Experiência:
Nascido em 10 de setembro de 1948, o Sr. Brumer é membro do Conselho de Administração da Companhia. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade ? FUMEC ? BH em 1975, com cursos de especialização no exterior. Atuou na CVRD ? Companhia Vale do Rio Doce entre 1976 e 1992 em diversos cargos, dentre os quais se destacam o de Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado de 1988 a 1990 e como Presidente Executivo e Vice-Presidente do Conselho de Administração ? de 1990 a 1992. Foi Membro do Conselho de Administração da USIMINAS entre 1991 e 1992. Entre 1992 e 1998 foi Presidente Executivo e Vice-Presidente do Conselho de Administração da ACESITA ? Companhia Aços Especiais Itabira. Entre 1998 e 2002 foi Presidente do Conselho de Administração no Brasil da BHP Billiton. Entre 2003 e 2007, atuou no Governo do Estado de Minas Gerais como Secretário de Desenvolvimento Econômico. Nesse período, foi Coordenador do Grupo Estratégico de Fomento do Governo de Minas Gerais (2007); foi Membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais ? CEMIG (abril/2007 a março de 2008); Presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais ? CEMIG (2003 a 2007); Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais ? CODEMIG (2003 a 2007); Presidente do Conselho Superior do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais ? INDI (2003 a 2007); Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A. ? BDMG (2003 a 2007). Entre 2007 e 2010, atuou na Usiminas, como Presidente Executivo (2010 a 2011), membro do Conselho de Administração (2007 a 2008) e Presidente do Conselho de Administração (2008 a 2010). Foi, também, membro dos Conselhos de Administração da Metso Corporation - Finlândia (2014 a 2017). Entre 2017 e 2019, foi membro efetivo do Conselho de Administração da CCR S.A. Atualmente é Presidente Executivo e do Conselho de Administração da Mover S/A e Presidente do Conselho da InterCement S/A, bem como Consul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte e Vice-Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais. Eu, Wilson Nélio Brumer, eleito para o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia, declaro, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não estive sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual tenha me impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não sou considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.