Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas
Diretor Presidente

Data de nascimento: 12/11/1970

Experiência:

Nascido em 12 de novembro de 1970, o Sr. Miguel Setas é Diretor Presidente da Companhia desde 24 de abril de 2023. É graduado em Física e Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação, ambos pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, além de ter cursado seu MBA pela Universidade Nova de Lisboa. O Sr. Miguel Setas acumula mais de vinte e cinco anos de experiência em funções de liderança no setor energético e de infraestrutura (óleo, gás, eletricidade e ferrovia), treze dos quais no Brasil, onde foi CEO da EDP Brasil por sete anos. Nos últimos dois anos, atuou como membro do Conselho de Administração Executivo da multinacional EDP, sendo responsável pelo negócio de infraestrutura de redes em Portugal, Espanha e Brasil, acumulando essa função com a Presidência do Conselho de Administração da EDP Brasil. O Sr. Miguel Setas é membro do Conselho de Administração das Associações ABDIB, MoveInfra e Museu do Amanhã. Também é Membro efetivo do Conselho de Administração o Instituto. O Sr. Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas, eleito para o cargo de Diretor Presidente da Companhia, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual o tenha impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Waldo Edwin Perez Leskovar
Diretor de Relações com Investidores

Data de nascimento: 24/06/1968

Experiência:

Nascido em 24 de junho de 1968, o Sr. Waldo Perez é Diretor Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores, integra a Diretoria da Companhia desde 06/01/2020 e atuou como Diretor Presidente Interino desde 27/10/2022 até 23/04/2023. É Executivo Sênior de Finanças, com mais de 20 anos de experiência profissional desenvolvida em importantes instituições financeiras, como ABN AMRO, Santander e Deutsche Bank e também no setor de energia elétrica. Waldo possui uma longa e sólida experiência em assessoria financeira, M&A, IPOs, captação de recursos e reestruturações societárias e financeiras, demonstrada através de mais de USD 75 bilhões de operações financeiras concretizadas nos setores de Energia, Infraestrutura, Mineração e Metalurgia, Farmacêutico, Telecom, Industrial, Agrícola e Financeiro, além de conhecimento profundo da área Financeira, envolvendo avaliações econômico-financeiras, preparação, revisão e reconciliação de demonstrativos financeiros pró-forma, estruturação de financiamentos, aprovações de crédito, reestruturação de dívida, bem como análises financeiras em geral. É bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela Georgia Institute of Technology e possui MBA pela The University of Texas em Austin. Também é membro da administração das seguintes empresas da Motiva: (a) Diretor das seguintes empresas: Companhia de Participações Aeroportuárias, CPC, Pampulha, Bloco Central, Bloco Sul, LamVias, SIP, SPCP e SPAC (b) Membro efetivo do Conselho de Administração das seguintes empresas: AutoBAn, SPVias, , RodoAnel, Rio-SP, Companhia de Participações Aeroportuárias, Pampulha, BH Airport, Bloco Central, Bloco Sul, RS Holding e SPAC. O Sr. Waldo Edwin Perez Leskovar, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual o tenha impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Eduardo Siqueira Moraes Camargo
Outros Diretores

Data de nascimento: 25/07/1974

Experiência:

Nascido em 25 de julho de 1974, o Sr. Camargo é Diretor Vice-Presidente de Negócios, integra a Diretoria da Companhia desde 02/08/2019 e ocupa a posição de Diretor Presidente da CCR Rodovias. Trabalha no Grupo CCR desde 2000, com início das suas atividades na área Financeira do Centro Corporativo com atuação como Tesoureiro e na área de Relações com Investidores. Posteriormente, atuou na área de Novos Negócios, onde trabalhou no desenvolvimento do mercado de concessões dos Estados Unidos estando por dois anos à frente do escritório da CCR em Miami. Entre 2009 e 2017 exerceu funções de Relações Institucionais, Diretor e Diretor Presidente na CCR ViaOeste e CCR RodoAnel Oeste. Em julho/2017 assumiu a posição de Diretor para América Latina e Caribe da Divisão de Aeroportos da CCR e a partir de setembro/2018 assumiu a Presidência da referida Divisão. De agosto/2019 assumiu a presidência da Divisão CCR LAM Vias até junho/2022 quando houve a consolidação das duas divisões de Rodovias na CCR Rodovias. Formou-se em Engenheira de Produção pela FEI, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC. Também é membro da administração das seguintes empresas da Motiva: Membro efetivo do Conselho de Administração: ViaLagos, ViaRio, MSVia, ViaSul, RS Holding, ViaCosteira, RioSP, ViaOeste, RodoAnel, AutoBAn, Renovias, SPVias, RS Holding, Rota Sorocabana e PRVias. O Sr. Eduardo Siqueira Moraes Camargo, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual o tenha impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Marcio Magalhães Hannas
Outros Diretores

Data de nascimento: 29/05/1969

Experiência:

Nascido em 29 de maio de 1969, o Sr. Marcio Hannas é Diretor Vice-Presidente de Negócios da Companhia e integra a Diretoria da Companhia desde 17/12/2021, tendo sido investido no cargo em 03/01/2022. Possui mais de 30 anos de carreira nas áreas de suprimentos, TI, finanças, logística e operações. Foi Presidente da Concessionária do VLT Carioca e acumulou experiências como CEO na Hyundai CAOA e mais de nove anos na Vale, onde exerceu as funções de Diretor de Projetos Corporativos, Diretor Global de Serviços Compartilhados e Diretor Global de Gestão de Projetos de Capital. Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com MBA em Administração e Gerenciamento de Empresas pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Também é membro da administração da seguinte empresa da Motiva a) Diretor da ViaMobilidade Linha 15; e b) Membro do Conselho de Administração doMetrô Bahia, ViaMobilidade Linha 15, ViaQuatro, ViaMobilidade Linhas 5 e 17, ViaMobilidade Linhas 8 e 9, FiveTrilhos, Four Trilhos, ON Trilhos e VLT Carioca. O Sr. Marcio Magalhães Hannas, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual o tenha impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Pedro Paulo Archer Sutter
Outros Diretores

Data de nascimento: 28/04/1970

Experiência:

Nascido em 28 de abril de 1970, o Sr. Pedro Sutter é Diretor Vice-Presidente de Sustentabilidade, Riscos e Compliance e integra a Diretoria da Companhia desde 20/12/2018. O Sr. Pedro Sutter foi Diretor e Vice-Presidente Legal e de Compliance das unidades de negócio da América Latina da United Technologies Corporation e General Counsel, responsável pelas joint ventures globais do grupo entre os anos de 2000 e 2016 e integrou o departamento de Governança e Compliance da Petrobrás durante os anos de 2016 e 2018, sendo responsável pela revisão das políticas e processos decisórios da empresa. Formou-se em Direito pelo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é Mestre em Direito e Governança Corporativa pela Georgetown University Law School em Washinton D.C. (LL.M.). O Sr. Pedro Paulo Archer Sutter, eleito para o cargo de Diretor da Companhia declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual o tenha impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21

Raquel Cardoso da Silva
Outros Diretores

Data de nascimento: 05/03/1981

Experiência:

Nascida em 05 de março de 1981, a Sr. Raquel é Diretora Vice-Presidente de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, integra a Diretoria da Companhia desde 24/04/2024, é executiva sênior com mais de duas décadas de experiência na área de Recursos Humanos, com MBA em Administração e Negócios e especializações em Psicologia do Trabalho e Liderança. Raquel atuou anteriormente como Líder de Pessoas na Gerdau, acumulando vasta experiência em campos como bem-estar e saúde, excelência operacional, atração, retenção, desenvolvimento de líderes, relacionamento sindical e responsabilidade social. Formada em Psicologia pela Universidade FUMEC, é pós-graduada em Gestão das Emoções nas Organizações pela Faculdade Israelita Albert Einstein, possui MBA Executivo na Fundação Dom Cabral e também participou de programas de liderança na Harvard Business School e Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD). A Sra. Raquel, eleita para o cargo de Diretora da Companhia, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeita aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual a tenha impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Roberto Penna Chaves Neto
Outros Diretores

Data de nascimento: 19/02/1972

Experiência:

Nascido em 19 de fevereiro de 1972, o Sr. Roberto Penna é Diretor Vice-Presidente Jurídico, de Governança e Relações Governamentais e integra a Diretoria da Companhia desde 01/07/2019, após ter ocupado o cargo de Superintendente Jurídico da Companhia desde 2015. Trabalha no Grupo CCR desde 2011, onde iniciou sua trajetória como Gestor Jurídico da CCR Actua. Anteriormente, trabalhou nos escritórios Fialdini Penna Tilkian Advogados, como sócio fundador de 2005/2011 e como advogado no Wald e Associados Advogados de 1993/2005. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996, com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas em 2001. Também é membro da administração das seguintes empresas da Motiva: (a) Diretor da LamVias, Companhia de Participações em Concessões, Sociedade de Investimentos e Participações Ltda. e Sociedade de Participações em Concessões Públicas Ltda.; (b) Membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: ViaLagos, ViaRio,, ViaCosteira, ViaSul, MSVia, Rota Sorocabana, PRVias, On Trilhos, Five Trilhos, Four Trilhos, ViaMobilidade Linhas 8 e 9, Renovias, Barcas, ViaOeste, ,, ViaQuatro, ViaMobilidade Linhas 5 e 17, SPAC, BH Airport. O Sr. Roberto Penna Chaves Neto, eleito para o cargo de Diretor da Companhia, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhum processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, nenhuma condenação transitada em julgado, seja na esfera judicial ou administrativa, a qual o tenha impossibilitado ou impedido de exercer atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

João Henrique Batista de Souza Schmidt
Presidente do Conselho de Administração - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 16/02/1979

Experiência:

Nascido em 16 de fevereiro de 1979, O Sr. Schmidt é membro e Presidente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Schmidt é graduado em Administração de Empresas em 2001, pela EAESP-FGV. É Diretor-Presidente da Votorantim S.A. desde março de 2020. Iniciou sua carreira na Votorantim em 2014, como Diretor de Desenvolvimento Corporativo e, antes da Votorantim, era Managing Director na divisão de lnvestment Banking da Goldman Sachs. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração do Banco BV e da Auren Energia (B3: AURE3) e membro do Conselho de Administração da 23S Capital. Atuou anteriormente como membro do Conselho de Administração da Fibria (NYSE: FBR), da Votorantim Energia, da Citrosuco, da Votorantim Siderurgia e da Nexa Resources (NYSE: Nexa), e como presidente do Conselho de Administração da CESP - Cia. Energética de São Paulo (B3: CESP6). Atualmente, o Sr. João Henrique Batista de Souza Schmidt é membro do Conselho de Administração da Amcham - Câmara Americana de Comércio para o Brasil e da FCLT Global (Focusing Capital on the Long Term) e membro do Chairman´s International Advisory Council da Americas Society / Council of the Americas. O Sr. João Henrique Batista de Souza Schmidt declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Ana Maria Marcondes Penido Sant´anna
Conselho de Administração (Efetivo) - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 14/02/1956

Experiência:

Nascida em 14 de fevereiro de 1956, A Sra. Penido Sant’Anna é membro do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Penido Sant´Anna é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e, em 30 de junho de 1998, foi aprovada no exame de Certificação de Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Anteriormente, foi Diretora Vice-Presidente Administrativa Financeira das empresas Serveng Civilisan S.A. (companhia que atua na exploração da indústria da construção civil); Empresa de Ônibus Pássaro Marron Ltda. (empresa que atua no setor de transporte coletivo); Agropecuária Roncador (grupo atuante no segmento agropecuário); e Litorânea Transporte Coletivos (empresa que atua no setor de transporte coletivo). Desde 30 de abril de 2012, é Diretora Presidente das empresas (i) Opper Investimentos S.A. (atual denominação da Soares Penido Concessões S.A.), companhia que atua como uma holding, controlada diretamente pela Sra. Penido San’Anna e que integra o bloco de controle da Companhia; e (ii) Timo Desenvolvimento Imobiliário Ltda. (atual denominação Soares Penido Realizações e Empreendimentos Ltda., empresa que atua no setor de investimentos em grandes empreendimentos, controlada diretamente pela Sra. Penido Sant´Anna e que é titular de participação indireta no bloco de controle da Companhia, por meio da Opper Investimentos. Atualmente, a Sra. Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. A Sra. Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeita aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Claudio Borin Guedes Palaia
Vice Presidente Cons. de Administração - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 08/01/1975

Experiência:

Nascido em 08 de janeiro de 1975, O Sr. Palaia é membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Palaia é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Wharton School University Pennsylvania. Atuou como Presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa S.A. e como membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A., da CPFL Energia S.A., da Cimpor Cimentos de Portugal, SGPS e como membro suplente do Conselho de Administração da Companhia de Concessões Rodoviárias S.A., dentre outras. Atualmente, exerce os cargos de Conselheiro de Administração na Intercement Participações S.A. e na Mover Participações S.A.. Atualmente, o Sr. Claudio Borin Guedes Palaia ocupa o cargo de conselheiro na Associação Familiar de Educação – AFE, inscrita no CNPJ sob o nº 00.497.704/0001-11 – Colégio Catamarã. O Sr. Claudio Borin Guedes Palaia declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21

Eduardo Bunker Gentil
Conselho de Adm. Independente (Efetivo) - Independente

Data de nascimento: 17/06/1955

Experiência:

Nascido em 17 de junho de 1955, O Sr. Gentil é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Gentil é graduado em Economia e em Administração de Empresas. Ocupou o cargo de Diretor Executivo do JP Morgan em Nova Iorque e São Paulo entre 1984 e 1993, Diretor Executivo da Goldman Sachs em Nova Iorque e São Paulo entre os anos de 1994 e 2001, Diretor da BNDESPAR entre 2001 e 2002, Presidente da Visa do Brasil (2004-2007) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet (hoje Cielo). Entre 2007 e 2008 foi, ainda, Diretor do Credit Suisse e do Unibanco. Em 2008, tornou-se Diretor de M&A e Project Finance do ltauBBA-Unibanco, tornando-se sócio fundador da Cambridge Family Enterprise Group em 2010 (empresa que atua com consultoria, educação e pesquisa relacionada a empresas familiares, posição que ocupou até 2022. Além disso, foi membro dos conselhos estatutários da Klabin e Globocabo (2001), da Ecorodovias (2009-2012), da Visa Vale (empresa fundada pela Visa, Bradesco e BB em 2004) e Presidente do Conselho de Administração da Visanet, entre 2004 e 2. O Sr. Gentil foi conselheiro da Evora, empresa holding (que compõe Fitesa e Crown Latas no Brasil) entre 2012 e 2024. É conselheiro da SLC Logemann Participações (empresa que atua no segmento do agronegócio e comércio de máquinas agrícolas) desde 2016 e mais recentemente assumiu posição de conselheiro independente do BR Partners e da Cerradinho Participações. Fez parte do conselho da Escola Graduada de São Paulo (2000-2005). Em 2015, tornou-se membro do Comitê de Governança de Empresas Familiares no IBGC. Entre 2009 e 2015, foi também facilitador do curso Families in Business na Harvard Business School 2009-2015 e mais recentemente exerce a mesma função nos cursos para famílias empresárias no MIT. É também conselheiro consultivo da empresa Belcorp S.A. (empresa que atua em cosméticos) sediada no exterior. Atualmente, o Sr. Eduardo Bunker Gentil não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. O Sr. Eduardo Bunker Gentil declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21. O Sr. Eduardo Bunker Gentil se caracteriza como membro independente do Conselho de Administração da Companhia segundo os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

Eliane Aleixo Lustosa de Andrade
Conselho de Adm. Independente (Efetivo) - Independente

Data de nascimento: 05/02/1963

Experiência:

Nascida em 05 de fevereiro de 1963, A Sra. Lustosa de Andrade é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. A Sra. Lustosa de Andrade é graduada em Economia no ano de 1986 pela PUC-Rio, mesma instituição em que é Doutora em Finanças pelo Departamento de Engenharia Industrial e Mestre em Economia pelo Departamento de Economia. É membro do Conselho de Administração das empresas Bunge, Aegea, BrasilAgro, Bluebell e do Instituto de Estudo do Trabalho e da Sociedade - IETS, além de membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa - B3 e do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA e da Câmara Brasileira de Resolução de Conflitos em Energia e Mineração. Possui certificações de Conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC e ESG Competent Boards Global Certificate and Designation for Board Members. Ao longo de sua carreira ocupou cargos em diversas empresas do setor privado. Como executiva, foi Diretora Financeira da LLX Logística (atual Prumo Logística SA), Vice-Presidente de Finanças e Controle do Grupo Abril SA, Diretora de Administração e Finanças da Globex Utilidades SA (Ponto Frio) e Diretora Financeira e de Investimentos do Fundo de Pensão dos Empregados da Petrobras (Petros). Também foi Conselheira em diversas instituições como ALL Logística SA (atual Rumo), Fibria, Metalúrgica Gerdau SA, Coimex, CPFL, Coteminas, Perdigão (hoje BRF) e IBGC. No setor público atuou como diretora do BNDES nas áreas de Desestatização e Mercado de Capitais e do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (DPDE/SDE/MJ). Foi professora da PUC-Rio (Microeconomia no Departamento de Economia e Economia Internacional para o curso de mestrado do Instituto de Relações Internacionais) e de diversos cursos do IBGC de Governança Corporativa e do curso de ESG, realizado em parceria com GRI, além de economista do Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Atualmente, Atualmente, a Sra. Lustosa de Andrade atua como Presidente do Conselho de Administração do Instituto CCR e como conselheira do IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e da Sociedade). A Sra. Eliane Aleixo Lustosa de Andrade declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeita aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21, considerando que deixou de atuar no BNDES em agosto de 2019. A Sra. Eliane Aleixo Lustosa de Andrade se caracteriza como membro independente do Conselho de Administração da Companhia segundo os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

José Guimarães Monforte
Conselho de Adm. Independente (Efetivo) - Independente

Data de nascimento: 06/07/1947

Experiência:

Nascido em 06 de julho de 1947, o Sr. O Sr. Monforte é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Monforte é graduado em Economia formado pela Universidade Católica de Santos. É sócio da Emax Consultoria. É Vice-Presidente do Conselho do Assaí, e coordena o Comitê de Governança, Sustentabilidade e Nomeação. De 1998 a 2011 esteve no Conselho e na Coordenação do Comitê de Riscos da Natura Cosméticos. Até 2011 participou do Conselho da Vivo. Foi Membro também dos Conselhos da Petrobras, BR Distribuidora, Rossi Residencial, Promon, Droga Raia, SABESP, Claro, Banco Nossa Caixa, Banco Tribanco, Canbrás, Pini Editora, Caramuru Alimentos, Klicknet, JHSF e Agrenco Ltd. Nos últimos anos presidiu o Conselho da Eletrobrás e coordenou o Comitê de Governança, Estratégia e Sustentabilidade; foi conselheiro da JBS e do Banco do Brasil. Foi Membro do Comitê de Ética do IBRI e do Conselho Consultivo da ABERJE e, também, do Advisory Panel da OCDE sobre Eficiência de Conselhos de Administração, do Advisory Board-Americas Cabinet da Graduate School of Business de Chicago. Esteve envolvido no desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo Conselheiro em 2002, Vice-Presidente do Conselho em 2003 e Presidente do Conselho de 2004 a 2008. Foi Coordenador do Comitê de Abertura de Capital da Bovespa, Vice-Presidente da ANBID e do Conselho da Caixa de Liquidação da Bolsa de Mercadorias. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participações Ltda., ocupando posições no Brasil e no exterior. Foi sócio fundador da Pragma Gestão Patrimonial. Atualmente, o Sr. José Guimarães Monforte é membro do Conselho de Administração do Instituto Reciclar. O Sr. José Guimarães Monforte declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21, considerando que renunciou ao Conselho da Eletrobrás em 2020 e deixou de ser membro do Conselho do Banco do Brasil em 2021 O Sr. José Guimarães Monforte se caracteriza como membro independente do Conselho de Administração da Companhia segundo os critérios definidos no Regulamento do Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

Leonardo de Mattos Galvão
Conselho de Administração (Efetivo) - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 08/11/1982

Experiência:

Nascido em 08 de novembro de 1982, O Sr. Galvão é membro do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Galvão é graduado em Direito pela PUC-SP, pós-graduado em processo civil pela mesma instituição, pós-graduado em direito econômico pela FGV, formação de conselheiros do IBGC em 2022. Ocupou posições de diretoria, CEO, membro de conselho de empresas e de comitês, tendo 20 anos de experiência no setor de infraestrutura. Atualmente CEO da Mover Participações e presidente do conselho de administração da Mover Participações e da Intercement Participações e membro do Conselho Superior Jurídico da FIESP. Atualmente, o Sr. Leonardo Mattos Galvão não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. O Sr. Leonardo Mattos Galvão declarou, para todos os fins de direito, que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior
Conselho de Administração (Efetivo) - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 20/07/1964

Experiência:

Nascido em 20 de julho de 1964, O Sr. Dutra é membro do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Dutra é graduado em Direito pela PUC-SP em 1987, com pós-graduação em Administração de Empresas pelo Mackenzie em 1989 e MBA Executivo pela USP em 1996. Entre 1996 e 2001, atuou pela Johnson & Johnson, iniciando carreira no Departamento Jurídico e posteriormente assumindo a posição de Diretor de Assuntos Públicos da Cia com responsabilidades pelas áreas de Comunicação, Propaganda, Relações Externas; Governamentais e Serviços a Consumidor. Em 2001, foi para Dow Química, como Diretor de Comunicação; Public Affairs para o Brasil e América Latina, integrando também o Comitê Global de Advocacy da Cia, como representante da América Latina. Entre 2004 e 2012, foi Vice-Presidente da Unilever para Brasil e América Latina, liderando as áreas de Marketing Corporativo, Relações Governamentais, Comunicação, Propaganda; Mídia, Sustentabilidade e Regulatory Affairs. Foi membro do time de Liderança Global e Regional (América Latina) da Unilever nas áreas de Marca, Comunicação (Interna e Externa), Relações Públicas, Relações Governamentais e Sustentabilidade, responsável pela estratégia de ativação da Marca Unilever, convertida em modelo Global. Foi Vice-Presidente da Holding da Votorantim (atual VSA) com responsabilidade pela Gestão das áreas de Marketing, Reputação Corporativa, Comunicação Interna e Externa, Relações Governamentais e Sustentabilidade, atuando no âmbito de todas as empresas do Grupo no Brasil e exterior. Foi sócio da FSB Consumo S.A. e Diretor Executivo da MOVER Participações. Exerceu também cargos de liderança setorial como Presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) de 2000 a 2004 e Presidente do Conselho Superior desta Entidade de 2004-2006 e 2010-2014, Presidente da ABIPLA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins) de 2006 a 2012, Vice-Presidente do CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária) de 1998 a 2012 e Diretor-Vice Presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira de indústria de Higiene, Produtos de Higiene, Pessoais e Cosméticos) de 2004 a 2012 e Vice Presidente da ABIA com foco na Indústria de Alimentação, de 2004 a 2012. Atualmente, é Presidente Executivo da ABIHPEC Associação Brasileira de indústria de Higiene, Produtos de Higiene, Pessoais e Cosméticos, Advisor da BRACELL e membro do Conselho de Administração da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Atualmente, o Sr. Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior não exerce cargos de administração em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. O Sr. Luiz Carlos Cavalcanti Dutra Júnior, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21

Mateus Gomes Ferreira
Conselho de Administração (Efetivo) - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 03/10/1980

Experiência:

Nascido em 03 de outubro de 1980, O Sr. Ferreira é membro do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Ferreira é graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e cursou programas de educação executiva pela Stanford University e pela Fundação Dom Cabral. É, atualmente, Vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Auren Energia S.A. (AURE3). Foi Presidente do Conselho de Administração da Auren até junho de 2024, bem como diretor executivo da Votorantim S.A. até junho de 2024 e, anteriormente, entre fevereiro de 2011 e junho de 2020, ocupou vários cargos na divisão de Investment Banking do Itaú BBA, onde sua última função foi de Head de Infraestrutura e Indústrias Globais. Atualmente, o Sr. Mateus Gomes Ferreira é membro do Conselho de Administração do Instituto CCR. O Sr. Mateus Gomes Ferreira, declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Roberto Egydio Setubal
Conselho de Administração (Efetivo) - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 13/10/1954

Experiência:

Nascido em 13 de outubro de 1954, O Sr. Setubal é membro do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Setúbal é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1977 e Master of Science Engineering pela Stanford University, em 1979. O Sr. Setubal é Vice-Presidente do Conselho de Administração (Conselheiro não Executivo) da Itaúsa.S.A., além de Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios da Itaúsa desde maio/2021 e foi Diretor Vice-Presidente de maio/1994 a maio/2021, além de Presidente do Comitê de Políticas Contábeis de agosto/2008 a abril/2011. No ltaú Unibanco Holding S.A. é Co-Presidente do Conselho de Administração, desde junho/2017, Membro do Comitê de Estratégia, desde agosto/2009 e Membro do Comitê de Gestão de Risco e Capital, desde junho/2008 e Presidente desde maio/2017. Foi, ainda, Vice-Presidente do Conselho de Administração (conselheiro não executivo) de março/2003 a abril/2017 e foi Diretor Presidente de novembro/1994 a abril/2017, além de Presidente do Conselho Consultivo Internacional de março/2003 a abril/2009. Atuou como Membro do Comitê de Pessoas de agosto/2009 a maio/2017 e atua como Membro do Comitê de Nomeação de maio/2006 a abril/2009; Membro do Comitê de Remuneração de maio/2006 a abril/2009; Membro do Comitê de Políticas Contábeis de maio/2008 a abril/2009. No ltaú Unibanco S.A., atuou como Diretor Presidente de abril/1994 a março/2015, como Diretor Geral de julho/1990 a abril/1994, foi Membro do Conselho de Administração de maio/1991 a março/2003. No Banco ltaú BBA S.A., foi Presidente do Conselho de Administração de novembro/2004 a abril/2015 e no ltauseg Participações S.A., foi Presidente do Conselho de Administração de julho/2005 a abril/2013, bem como Diretor Presidente de março/2005 a julho/2008. Atualmente o Sr. Roberto Egydio Setubal é Membro do Conselho, desde 1994 na lnternational Monetary Conference; Membro, desde 2002, no lnternational Advlsory Committee do Federal Reserve Bank of New York, Membro, desde abril/2000, da Trilateral Commission e Conselho Internacional da NYSE; Membro, desde 2010, do China Development Forum; e Membro, desde novembro/2016, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES). Ocupou, também, o cargo de Presidente na Federação Nacional de Bancos - FENABAN, de abril/1997 a março/2001 e os cargos de Presidente, de abril/1997 a março/2001 e Presidente do Conselho Consultivo de outubro/2008 a março/2017 na Federação Brasileira das Associações de Bancos – FEBRABAN. O Sr. Roberto Egydio Setubal declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21.

Vicente Furletti Assis
Conselho de Administração (Efetivo) - Eleito pelo Controlador

Data de nascimento: 20/02/1962

Experiência:

Nascido em 20 de fevereiro de 1962, O Sr. Assis é membro do Conselho de Administração da Companhia O Sr. Assis é graduado em Engenharia Civil, em 1985, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É também Engenheiro de Petróleo, em 1986, pela Petróleo Brasileiro S.A. e Mestre em Administração de Negócios, com ênfase em Finanças, em 1997, pela The Wharton School, University of Pennsylvania. O Sr. Assis é membro efetivo do Conselho de Administração (Conselheiro Independente) e Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios e membro do Comitê de Governança e Pessoas desde maio/2021 e do Comitê de Partes Relacionadas desde agosto/2021 da ltaúsa S.A. Sr. Assis é, ainda, membro titular do Conselho de Administração, desde maio/2021, e Membro do Comitê de Pessoas e Remuneração, desde outubro/2023, da Copa Energia Distribuidora de Gás S.A., além de membro do Conselho de Administração da Randon S.A. Implementos e Participações, desde abril/2022. Foi membro do Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. entre maio/2021 e dezembro 2022. É Sócio Sênior Emérito da McKinsey & Company, Inc. desde 2022. Foi Sócio Sênior de 2008 a 2022, Líder e responsável pela Prática de Empresas B2B para a América Latina de 2018 a 2021 e Membro do Comitê Global de Eleição de Sócios a partir de Candidatos Externos de 2017 a 2022. Foi Membro do Comitê Global de Riscos Associados com Servir Clientes de 2016 a 2022 e sócio responsável pelo Escritório do Brasil de 2011 a 2018, Líder e responsável pela Prática de Indústrias Avançadas na América Latina de 2012 a 2017, Membro da força-tarefa global encarregada de aprimorar a governança da firma de 2015 a 2016, Membro do Comitê Global de Avaliação de Sócios de 2009 a 2014, Membro da força tarefa global encarregada de rever os valores da firma de 2011 a 2012, Líder e responsável pela Prática de Operações na América Latina de 2010 a 2012, Sócio de 2002 a 2008, Sócio Associado de 2000 a 2002, Gerente de Projetos de 1999 a 2000, e Associado de 1997 a 1998. Ocupou diversas posições até Chefe do Setor de Desenvolvimento de Equipamento para Uso em Águas Profundas de 1985 a 1997 na Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás). Atualmente, o Sr. Assis é Membro do Conselho Consultivo na Generation Brasil desde 2020, Conselheiro, no MASP - Museu de Arte de São Paulo desde 2014, Membro do Conselho Consultivo, no Clube de ex-alunos de Wharton no Brasil, desde 2016 e Membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal desde março de 2023. O Sr. Vicente Furletti Assis declarou, para todos os fins de direito que: (i) nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de (a) nenhuma condenação criminal, (b) nenhuma condenação em processo administrativo ou pena aplicada perante a CVM, Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privativos, e (c) nenhuma condenação transitada em julgado na esfera judicial ou decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Resolução CVM 50/21