A Trilha para o Nirvana dos Investimentos

O “Value investing” lembra normalmente a imagem de filtros de ações (“screening”) em busca de companhias que apresentem baixo valor patrimonial por ação e baixo índice Preço/Lucro. Isso é uma meia verdade, ela é muito mais um estado de espírito que um filtro.

 

Por David Méier

Tradução e adaptação de SER-


27 de Janeiro de 2005

 

Como você definiria o melhor tipo de ação? Uma grande companhia a um excelente preço? Aquela que só vai para cima e nunca para baixo? A forma mais prudente de se definir seria empregando o conceito de risco e retorno: baixo risco e alto retorno. “Money for nothing”, O epítome do investimento. Vamos chamá-lo de Nirvana.

 

Mesmo que o Nirvana seja um ótimo lugar, poucas oportunidades de investimento se encontram lá. Se elas morassem lá, todos nós seriamos ricos. Além da habilidade de reconhecer essas ocasiões quando elas ocorrem, é também preciso tomar alguma atitude. Felizmente, os membros do Motley Fool Philip Durell e sua equipe do Inside Value estão trabalhando para identificar essas raras oportunidades quando elas acontecem.

 

 O continuum do investimento


Existem outras moradias além do Nirvana, todas com suas próprias peculiaridades. Vamos dar uma olhada nas opções usando a nossa tabela de Risco/Retorno.

 

 

Pequeno Risco

Alto Risco

 

Altos Retornos

 

 

Investidores que procuram Valor  (Nirvana)

 

Investidores que procuram Risco (Xanadú)

 

 

Baixos Retornos

 

 

Investidores que evitam Riscos

(Kansas)

 

 

Investidores idiotas

(Hades)

 

Xanadu é a casa daqueles que procuram risco, são personagens interessantes, cheios de autoconfiança quase beirando a presunção. Eles morrem de rir na cara do risco, achando que conseguirão maiores retornos por assumirem maiores riscos. Kansas, por outro lado, é o lugar aonde moram aqueles que evitam risco, é um local totalmente diferente. As pessoas que evitam o risco tem tanto medo de perder dinheiro que sacrificam seus retornos para conseguir uma boa noite de sono (Eles também tem muito receio que casas caiam do céu). E também existe Hades, um lugar assustador e perigoso. Os moradores dessa comunidade não tem a menor idéia que nunca serão compensados pelo risco que assumem.

 

Para saber aonde você mora, vamos fazer um pequeno teste. Oferecemos a vocês duas oportunidades de investimento. A primeira sobe 40% no primeiro ano e cai 20% no segundo. O segundo investimento sobe 20% no primeiro ano e fica estável no segundo. Para cada cenário, esse padrão de dois anos consecutivos se repete a cada dez anos.

Qual deles você escolheria? Não leia mais nada até que você tenha escolhido sua resposta (quando terminarem podem colocar a caneta em cima da carteira...).