Gurus de investimento :
KENNETH L. FISHER :
Fonte: http://uk.biz.yahoo.com/profile/kenfisher.html
Tradução e adaptação:
SER-
Descrição do Trabalho:
Diretor e fundador da Fisher
Investments, uma firma de
consultoria de investimentos situada na Califórnia.
Estilo de Investimento:
Médio Prazo (2-5 anos). Investidor em valor em vários
setores, de tecnologia a fumo.
Perfil:
Ken Fisher é o filho mais novo dos dois filhos de Philip
Fisher. Depois de graduar-se na faculdade em 1972, foi trabalhar com
seu pai por um ano. Continuou a acompanhar seu pai nas visitas até 1982,
aprendendo na prática a arte de entrevistar administradores e funcionários.
Neste meio tempo, criou e começou a trabalhar na sua própria firma, baseado
em uma filosofia de investimento em valor bem diferente de seu Pai. Fisher
Jr. tem preferência por ações extremamente baratas, “por serem melhores que
a péssima imagem que possuem." Fora isso, sempre empregou a filosofia
contrária, no mesmo espírito que o pai. Só que ele normalmente vende, de
uma só vez, quando a fama daqueles papéis voltam aos níveis normais.
Ken herdou do pai, o conhecimento e a compreensão do Setor de Tecnologia americano, aonde conseguiu muitos de seus grandes sucessos. Ken ficava satisfeito também por possuir papéis de firmas americanas e européias tradicionais como, por exemplo, de tabaco. A pouco tempo, Ken abriu um escritório em Londres para facilitar seus negócios com a Europa.
Resultados de Longo Prazo:
Desconhecidos.
Maior Sucesso:
Em 1981, Ken Fisher comprou cerca de 1,5% das ações da Verbatim
Corporation, uma produtora de disquetes de computador. A companhia
atravessou problemas com seus produtos, largamente noticiados pela mídia. No ponto de
vista de Wall Street a Verbatim era
uma companhia má administrada e má financiada, e estava fadada a perder para a
concorrência. Mas, em 2 anos, seus papéis subiram de US$ 3,50 para mais de US$55,00
– uma subida de mais de 1.500% -
Momento em que Ken realizou seu lucro.
Métodos e Estratégias:
Primeiro faça uma lista das “Super-Companhias”:
"Uma Super-Companhia é um negócio que pode gerar
caixa livre, bem acima da média."
As características peculiares de uma Super-Companhia são:
Orientação para o Crescimento – Uma administração obcecada com crescimento, que é repassada e compreendida pelos subordinados.
Excelência em Marketing - Uma habilidade especial em descobrir as necessidades dos seus clientes e satisfazê-las.
Possuir uma vantagem incomum – Como, por exemplo, ser o produtor de menor custo no setor.
Possuir uma relação de pessoal criativa – em especial, ouvir as idéias de seus subordinados
Possuir os melhores
controles financeiros - Com
controles e processos de excelência.
Fonte:
Super Stocks, K Fisher, 1984
A maioria das
companhias possuem ciclos produtivos. Ex:.
As vendas de um produto “A” começam a cair antes que as vendas de um recém
criado produto “B” comece a mostrar resultado. Normalmente isto causa um
“rompimento”, i.e. As vendas caem, os lucros transformam-se em prejuízos e
o preço da ação cai. Este é o momento preciso para se começar a comprar os
papéis da Companhia.
Companhias recorrentes em prejuízo são difíceis de se avaliar. Para resolver este problema utilizamos o índice Price/Sales (PSRs): (NT: Preço/Vendas, disponível no site Economática).
PSR =Preço de mercado ÷ Total de vendas
(ex. 100M cap ÷ 200M vendas = 0,5)
Se você puder identificar uma “Super-Companhia”:
Passando por um rompimento;
Com baixo PSR;
Com novos produtos a caminho e passando por um aumento de vendas;
Você poderá estar olhando para uma “SUPER-AÇÃO”, uma oportunidade única de aumentar seu capital de 3-10 vezes em um período de 3-5 anos.
Siga as seguintes regras para compra e venda:
Regra N.º 1: Evite ações com PSRs maiores que 1,5. Nunca compre uma ação com PSR maior que 3;
Regra N.º 2: Procure incansavelmente por Companhias com PSRs menores que 0,75 ;
Regra N.º 3: Venda os papéis de qualquer Super Companhia se seu PSR subir para entre 3,0 e 6,0;
Venda também se uma companhia deixar de ter as características de uma Super-Companhia.
Uma verificação extra que pode ser efetuada nas Super-Ações é o Price:Research Ratio (PRR):
PRR = Valor de Mercado ÷ Gasto em Pesquisas e Desenvolvimento
(x100m
cap ÷ 20m P&D = 5)
P&D não é necessariamente uma atividade sofisticada. Ela pode ser o trabalho de desenvolvimento básico de um produto. A idéia é pagar por pesquisas que poderão reverter em bons lucros no futuro, enquanto ainda estão baratas.
Dessa forma:
Regra N.º 1: Nunca compre uma companhia vendendo a PRR maior que 15;
Regra N.º 2: Procure por Super-Companhias com PRR entre 5 a 10.
Sugestões de Pesquisa:
PSRs pequenos funcionam melhor com companhias pequenas. Companhias grandes tendem a ter um PSRs de 1.0 ou menos;
PSRs também funcionam bem com Super-Companhias não relacionadas ao setor de tecnologia.
Citações:
"São os “rompimentos” que fazem surgir as Super-Ações das Super-Companhias. Se você aprender a precificá-los corretamente, poderá raspar o lucro de uma Super-Ação - e ficar rico com o rompimento."
" 'Fortunas de falhas' é um tema recorrente na história financeira."
"Os maiores lucros vem da compra de ações com baixos PSRs."
"Quando uma companhia está aumentando de tamanho, devemos olhar para o futuro e tentar prever se o seu PSR não será maior que o maior PSR das companhias de seu futuro tamanho."
Maiores Informaçções:
O primeiro e mais importante livro de Fisher Jr. é o “ Super Stocks” que descreve seu sucesso com as “ações-bomba” de tecnologia da década de 80. Seus outros livros são: “Wall Street Waltz” e “ 100 Minds That Made the Market”. Você pode manter-se atualizado com suas idéias, lendo sua excelente coluna na Revista Forbes, ou visitando o website da Fisher Investments .
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